A VENERÁVEL ORDEM TERCEIRA DO CARMO - ESPLANADA

A busca pela vivência no evangelho.
A busca de um ideal de vida evangélica levou muitos homens e mulheres a buscarem formas de trilharem de forma devota o caminho que nos aponta, há mais de dois mil anos, nosso Senhor Jesus Cristo, se entregando completamente e se isolando em comunidades com os mesmos ideais de vida.
Assim, formaram-se as Ordens religiosas, reunidas em mosteiros (ou monastérios), as quais chamamos de primeiros (ramo masculino) e segundas (ramo feminino) e que são umas das formas de vida consagradas mais antiga na Igreja. Exemplos de ordens religiosas primeiras: Carmelitas, Franciscanos, Beneditinos, Jesuítas. Ordens Segundas: Clarissas, Agostinianas.
As Ordens Terceiras
Mas a sede de Deus não se manifesta somente naqueles que se entregam por completo a uma vida isolada do mundo em que se vive. Desta forma, a Igreja entendendo a vocação de tantos outros homens e mulheres que possuíam seus olhos e atrações específicas para a espiritualidade destas Ordens porém com suas mãos e mentes dirigidas ao seu trabalho, para a vida familiar e em sociedade, trouxe a oportunidade de que fossem criadas outras ordens com vínculo espiritual com as Ordens religiosas mas sem que houvesse a necessidade de isolamento: são as Ordens Terceiras, ou seculares onde Leigos (não religiosos) se reúnem e do Carisma de uma Ordem Religioso.
A Ordem Terceira do Carmo
Após São Francisco de Assis abrir ao mundo a oportunidade de admitir leigos a espiritualidade Franciscana em uma Ordem Terceira, as Carmelitas também passaram a agregar leigos desejosos de seguirem o caminho de graça da ordem, de se aprofundarem no carisma Carmelitano. Capitaneada pelo Beato João Soreth, é erigida a Ordem Terceira Secular do Monte Carmelo que recebe aprovação pelo Papa Nicolau V através da Bula Papal Cum Nulla (1451), posteriormente explicada em detalhes por outra bula, a “ Dum attenta ” de Sisto IV, de 28 de novembro de 1476. Mais tardiamente é aplicada uma regra para os irmãos terceiros.
Como tradição do carisma Carmelita, os leigos organizados na ordem terceira terão especialmente na oração a base de sua vida em sociedade e na Ordem e testemunhando suas vidas pela caridade e busca da santidade


A Venerável Ordem Terceira do Carmo - Esplanada.
Em 1594 foi inaugurada em São Paulo, a várzea do Rio Tamanduateí (que viria a ser conhecida mais adiante como a esplanada do Carmo), a Ordem Primeira do Carmo, agora nomeada como Província Carmelitana de Santo Elias. Também, no mesmo ano, é fundado por um grupo de leigos fiéis e devotados ao Carisma Carmelitano, a Venerável Ordem Terceira do Carmo (Esplanada ou Ladeira).
Desde a sua fundação, muitos personagens de suma importância para a história do nosso país por aqui passaram, foram irmãos terceiros ou tiveram relação íntima com a Ordem
A importância da Venerável Ordem Terceira do Carmo para a cidade
Além da grande parcela cultural que a Ordem Terceira representa para a história arquitetônica da Cidade, através de suas instalações seculares em consonância com outras Igrejas contemporâneas, é de suma importância dar luz às ações sociais concretas que a Ordem do Carmo realiza sem retorno em que está instalada.
O Apoio à comunidade carente, as obras sociais de Organizações não-governamentais e o patrimônio social da cidade de São Paulo hoje são ações diferenciadas de nossa ordem o que nos vale lugar de importância nas discussões da área metropolitana da região Sé, junto às autoridades reguladoras.