A Ordem Terceira do Carmo é uma associação de leigos católicos que vivem a espiritualidade carmelita no mundo, buscando a santidade por meio da simplicidade, oração e serviço.
Aprovada pela Santa Sé em 2003, conforme o Decreto de Aprovação), a Regra da Ordem Terceira do Carmo oferece um caminho estruturado para leigos viverem o Evangelho, inspirados por Maria e Elias.
Este artigo explora a essência, espiritualidade e práticas da Ordem, com base na Regra da Ordem Terceira do Carmo (2003).
O que é a Ordem Terceira do Carmo?
A Ordem Terceira do Carmo (OTC) é reconhecida pela Igreja desde 1452, com a bula Cum Nulla de Nicolau V (p. 10).
Ela é formada leigos à Família Carmelita, permitindo que vivam o carisma da Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo no cotidiano, sem deixar suas responsabilidades seculares.
A Regra, promulgada em 2003, define a OTC como um caminho para “buscar a perfeição cristã e dedicar-se ao apostolado” (art. 50, p. 25).
Os membros, chamados de irmãos terceiros, participam da espiritualidade carmelita, que combina contemplação, fraternidade e serviço, vivendo no mundo como “sal da terra” e “luz do mundo” (Mt 5,13-14, art. 49, p. 24).
A Ordem é estruturada em fraternidades ou sodalícios, sob a orientação do Prior Geral, que atua como “pai espiritual” (art. 53, p. 26).
Espiritualidade e Carisma da Ordem
A espiritualidade da OTC é fundamentada na Regra de Santo Alberto, adaptada para leigos, e no chamado universal à santidade (art. 1-4, p. 9).
Inspirada por Maria, Mãe e Rainha, e pelo profeta Elias, a Ordem enfatiza:
1. Vocação à Santidade
Todos os fiéis são chamados à “plenitude da vida cristã” (art. 2, p. 9). Os terceiros buscam a santidade vivendo o Evangelho radicalmente, segundo seu estado de vida, seja no casamento, trabalho ou vida comunitária (art. 14, p. 12).
2. Dimensão Contemplativa
A vida carmelita é marcada por uma “postura contemplativa” (art. 31, p. 17), buscando a presença de Deus nas atividades diárias. Os terceiros são chamados a “procurar o Reino de Deus e sua justiça” (Mt 6,33, art. 33, p. 18), reconhecendo Deus em cada momento.
3. Maria e Elias como Guias
Maria inspira os terceiros a acolher a Palavra de Deus com humildade e serviço, enquanto Elias os encoraja a buscar a verdadeira religião e enfrentar os “falsos ídolos” do mundo (art. 34-35, p. 19).
O escapulário, símbolo da proteção de Maria, é um “hábito” que orienta a conduta cristã (art. 40, p. 21).
4. Vida de Oração
A oração é o coração da espiritualidade carmelita. Os terceiros praticam a lectio divina, oração mental e a Liturgia das Horas (Laudes, Vésperas e Completas, art. 38, p. 20).
Como diz Santa Teresa de Jesus, oração é “uma relação íntima de amizade com Aquele que nos ama” (art. 36, p. 20).
5. Fraternidade
Os terceiros formam comunidades fraternas, chamadas sodalícios, onde se apoiam mutuamente na caminhada espiritual.
A fraternidade é vivida na família, paróquia e comunidade carmelita, com simplicidade e acolhida (art. 42-44, p. 22).
6. Serviço
Inspirados por Santa Teresinha, que se via como “o Amor no coração da Igreja” (art. 46, p. 23), os terceiros servem por meio da oração, apostolado e trabalhos diários, transformando o mundo com o espírito do Evangelho (art. 47-49, p. 23-24).
Estrutura e Organização
A OTC é uma associação internacional com personalidade jurídica canônica (art. 67, p. 29). Suas principais características organizacionais incluem:
- Fraternidades: Comunidades locais, erigidas canonicamente pelo Prior Geral, com consentimento do bispo diocesano (art. 56, p. 26).
- Governo: Cada sodalício é dirigido por uma Assembleia Geral e um Conselho, liderado por um prior ou Moderador, eleito por três anos (art. 59-62, p. 27-28).
- Assistência Espiritual: Sacerdotes ou religiosos carmelitas oferecem orientação espiritual, garantindo fidelidade ao carisma (art. 57-58, p. 26-27).
- Administração de Bens: Os sodalícios gerem bens eclesiásticos conforme o Direito Canônico, com autorização do Prior Geral para atos extraordinários (art. 68-69, p. 29).
Admissão e Formação
Admissão
Podem ingressar na OTC católicos praticantes, com pelo menos 18 anos, ascendente, boa conduta moral e desejo de viver a espiritualidade carmelita (art. 76, p. 31).
Candidatos precisam de uma carta de recomendação do pároco e passam por um período de discernimento (art. 77-79, p. 31).
Formação
A formação inicial dura pelo menos um ano, abordando a Regra, história e espiritualidade carmelita (art. 81, p. 32). Após esse período, os candidatos podem fazer a profissão, comprometendo-se a viver o Evangelho segundo o carisma carmelita (art. 82, p. 32).
Profissão
A profissão ocorre em duas etapas: a primeira, por três anos, e a definitiva, após discernimento (art. 83, p. 32). O escapulário pode ser entregue como símbolo de ingresso (art. 84, p. 32). A formação permanente é incentivada para aprofundar a vida carmelita (art. 87, p. 33).
Apostolado e Compromisso
Os terceiros participam do apostolado por meio de oração, obras de caridade e evangelização, animando o mundo com o espírito cristão (art. 88-89, p. 33).
Eles se reúnem periodicamente para fortalecer a comunidade e a missão da Igreja (art. 91, p. 34).
Inspirados por santos como Teresinha, João da Cruz e Maria Madalena de Pazzi, os terceiros buscam viver a caridade de Cristo em todas as dimensões da vida (art. 93, p. 34).
Benefícios de ser um terceiro carmelita
Participar da OTC oferece:
- Um caminho claro para a santidade no cotidiano.
- Comunidade fraterna para apoio espiritual.
- Orientação espiritual carmelita, centrada em Maria e Elias.
- Práticas como o escapulário e a lectio divina para uma vida de oração profunda.
- Oportunidade de transformar o mundo secular com valores cristãos.
A Ordem Terceira do Carmo é um convite para leigos viverem a santidade no mundo, seguindo o carisma carmelita de contemplação, fraternidade e serviço.
Como diz a Regra, os terceiros são “chamados a subir o Monte Carmelo, cujo cume é Cristo Jesus” (art. 17, p. 13). Por meio da oração, do escapulário e da vida comunitária, a OTC oferece um caminho acessível para todos que desejam glorificar a Deus, com Maria, em cada ato da vida.